Brasil

Brasil
Brasil

17 de fev. de 2009

Briga de torcidas termina em morte em Minas e em feridos, em São Paulo

Em Belo Horizonte, um torcedor morreu antes mesmo de chegar ao Mineirão, onde jogaram Cruzeiro e Atlético Mineiro.
Tamanho da letra
Outra vez as lamentáveis cenas de violência nos estádios brasileiros. O jogo entre São Paulo e Corinthians já havia acabado ontem, no Morumbi, quando mais de 40 torcedores ficaram feridos em um tumulto dentro do estádio.

Na confusão, teve até gente pisoteada, empurra-empurra, correria e quebra-quebra. A confusão começou depois da explosão de uma bomba do lado de fora do Morumbi. Assustados, alguns torcedores, que já estavam saindo, tentaram voltar para dentro do estádio e acabaram pisoteando quem saia. São cenas que continuam se repetindo e provocam indignação. O clássico reuniu mais de 34 mil torcedores eufóricos. Apesar da alegria do torcedor, a violência mais uma vez marcou uma partida de futebol. Antes do jogo, torcedores jogaram pedras em policiais. Durante a saída da torcida do Corinthians, houve correria. Segundo a polícia, os torcedores se assustaram ao ouvir o barulho de uma bomba vindo do estacionamento do estádio, e o grupo que estava saindo se dividiu. “Seguramos a torcida do Corinthians e a do São Paulo saiu em número maior. Quando saiu a torcida do São Paulo, nós liberamos a do Corinthians. Eles foram para a nossa patrulha e ela, no revide, para se defender, jogou três bombas em cima da torcida do Corinthians”, explica o coronel Hervando Velozo, da Polícia Militar de São Paulo. Na confusão, muitas pessoas foram pisoteadas. “Na hora que chegou na escada, ninguém conseguia mais. Foi caindo um em cima do outro, machucando todo mundo”, conta um torcedor ferido. Nas arquibancadas, dezenas de feridos aguardavam o atendimento médico. Pelo menos, 40 pessoas ficaram feridas. Na arquibancada, vidros quebrados. Na página do São Paulo na internet, foram divulgadas fotos que mostram os estragos no estádio: cadeiras jogadas e carros com vidros quebrados. “Eu vim para me divertir, e acabou tendo isso infelizmente”, comenta um rapaz. Pelo menos, 40 pessoas foram atendidas depois da confusão – a maioria com escoriações e ferimentos leves. Desde o começo, o clássico entre Corinthians e São Paulo foi marcado por muita tensão. O São Paulo reduziu o número de ingressos destinados ao Corinthians. O que provocou a raiva de muitos torcedores.

Em Belo Horizonte, rivalidade absurda entre torcidas causa tragédia

Um torcedor morreu antes mesmo de chegar ao estádio, o Mineirão, onde jogaram Cruzeiro e Atlético Mineiro. Os dois jovens foram baleados em uma rua, enquanto aguardavam o ônibus para o estádio, com outros atleticanos. “Nós estávamos indo para o jogo no Mineirão, quando passou um motoqueiro atirando. Ele foi atingido”, conta Armando Silva, primo do torcedor. Um jovem de 16 anos e Lucas Anastácio, de 20 anos, foram levados para o hospital de pronto-socorro. O menor passou por uma cirurgia para retirar a bala alojada no corpo. Lucas levou um tiro no pescoço, não resistiu aos ferimentos e morreu. A família entrou em desespero, quando soube da morte do torcedor. “Vai torce, mas não tira a vida dos outros, porque é mais uma família em Belo Horizonte chorando a morte de uma pessoa inocente”, pede Jaqueline Fernanda, prima do torcedor. No Mineirão, o policiamento foi reforçado. Cerca de 1,1 mil PMs e um helicóptero fizeram a segurança do local. Não foi registrado nenhum tumulto dos torcedores depois que o jogo acabou.
Fonte: Jornal Bom Dia Brasil

Nenhum comentário: