Brasil

Brasil
Brasil

5 de jun. de 2008

Barack Obama vence a primeira e longa batalha rumo à Casa Branca

Reportagem: Lília Teles (Nova York)
O primeiro negro candidato à presidência dos Estados Unidos tem uma carreira vertiginosa, uma campanha de entusiasmo que reforçou a idéia do novo contra o velho e da mudança contra a mesmice. Barack Obama já entrou para a história.
Desafiou princípios antigos, enfrentou o medo dos conservadores e desfez os equívocos que o nome estrangeiro chegou a causar. O senador garantiu a candidatura com festa. A senadora Hillary Clinton não quis admitir a derrota. Ela não saiu da campanha.
Quando Hillary Clinton subiu ao palco da Baruch College, em Nova York, uma multidão esperava por ela. Hillary estava acompanhada pelo marido Bill e pela filha Chelsea.
Durante todo o dia, a desistência da candidata era dada como certa. Redes de televisão e agências de notícias chegaram a afirmar que ela teria aceitado ser vice-presidente de Barack Obama. Os dirigentes do partido negaram.
No discurso, Hillary fez um breve elogio a Barack Obama e agradeceu aos eleitores pelos 18 milhões de votos que ela diz ter conseguido em todas as prévias, citando todos os estados em que venceu. Hillary respondeu à pergunta mais feita nos últimos dias: ela sai da disputa ou não?
A resposta surpreendeu, para delírio da platéia: “Eu não vou tomar nenhuma decisão hoje à noite”. Hillary disse que vai conversar com os dirigentes nos próximos dias e acatar as decisões do partido. Segundo analistas, pode ser uma demonstração de que ela está aberta a formar uma chapa como vice-presidente de Obama.
Nem a indefinição de Hillary mudou o tom do discurso de Barack Obama. Ele elogiou a disposição da concorrente, mas, com a propriedade de quem ultrapassou o número mínimo de delegados e superdelegados necessário para a indicação do partido, Barack Obama falou como vitorioso para uma multidão em Minnesota.
“Hoje à noite, eu posso afirmar aqui, diante de vocês, que serei o candidato democrata a presidente dos Estados Unidos da América”, disse Obama.
O republicano John McCain também reconheceu a vitória de Obama e disse que o concorrente é genial, mas ele diz que está preparado para o desafio.
Independentemente de Hillary Clinton bater o pé e insistir em permanecer na corrida, todos os holofotes já se voltam todos para o primeiro negro na história dos Estados Unidos com chances de chegar à Casa Branca. A convenção do partido, em agosto, deve oficializar a indicação, mas Obama já é considerado o candidato democrata que vai concorrer a um dos cargos mais poderosos do mundo.
Filho de pai negro e africano e mãe branca e americana, Barack Hussein Obama Jr. nasceu no Havaí há 46 anos. Formou-se na Universidade de Columbia e cursou direito em Harvard. A primeira eleição foi em 1996, como deputado pelo estado de Illinois. Em 2004, se elegeu senador.
A falta de experiência em cargos públicos é apontada como principal ponto fraco do candidato, mas a facilidade para discursar e conquistar a atenção dos eleitores, falando principalmente de mudanças, pode fazer a diferença na hora certa.
Fonte:Jornal Bom Dia Brasil RG

Nenhum comentário: