Brasil

Brasil
Brasil

5 de fev. de 2017

LAVA JATO CONT. 3

MJ – SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL NO ESTADO DO PARANÁ DELEFIN/DRCOR/SR/DPF/PR
7
- perfil novo PR PB e alinhamento conosco
Medidas prev defesa 1) Prioridade eh integrantes 2) atacar ajuda na imagem e defesa 3) hora de fazer eh com esta diretoria - devolver contratos PB, ou pelo menos forçar encontro de conta e entrar justiça Comperj e Renest - mudanças macro, antecipando transição MF para o 1º sem (se MF assim preferir) Notas SR (ouvido de vários interlocutores com quem eu tenho falado) 1º) revolta com prisão para forçar delação, inclusive de amigos 2º) cancelamento qq festividade 3º) segurança que ao financiar se livrou de ter que pagar propina por seus executivos 4º) qd perguntado se financiar envolvia Caixa 2 mudava de assunto.
Reunião com LE/DE: - Revisitar os principais processos com parceiros para reblindar as operações. - Estar atentos aos impactos de imagem, operacionais, financeiros e legais no seus Negócios. - Prioridade total para liquidez. Além do balanço 2014 da CNO.
MF/RA: não movimentar nada e reimbolsaremos tudo e asseguraremos a familia. Vamos segurar até o fim Higienizar apetrechos MF e RA Vazar doação campanha. Nova nota minha midia? GA, FP, AM, MT, Lula? ECunha?
PV Alguém acusar PR? Pendências c/ Gov. WF/RT vs ABIDB
PASSOS: 1º) Estancar as duas hemorragias até esta 2ª (24/11): • Sustar reunião de 25/11 (ver nota lacrada), e que esta quando ocorrer, seja no âmbito do STF • STF não negar Reclamação Engevix hoje, e se buscar o conforto necessário semana que vem para que seja aceita. 2º) Tratar a doença crônica • Sustada a reunião de 25/11, já esta se trabalhando para blindar as operações de modo que não chegue aqui, e não exponha os destinatários diretos e indiretos. • Acatada a ação Engevix, e com o tema já no âmbito do STF, para-se a sequencia de delações premiadas (atuais e potenciais), e pode-se deflagar os planos de ações já concebidos, mas que precisam de tempo, e também do apoio do governo para terem sucesso.
Outras ações necessárias no curto prazo/indentificação de interlocutor: • Ter contato junto ao BB, BNDES e CEF para agilizarem os financiamentos em fase de aprovação/desembolso das empresas envolvidas, de modo a não aumentar o stress e pressão sobre elas. Quem?
 
MJ – SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL NO ESTADO DO PARANÁ DELEFIN/DRCOR/SR/DPF/PR
8
• Idem relativo a faturas da Petrobras cujo mérito já foi aprovado pelas áreas técnicas, mas que estão seguras pela DE. Quem? • Ter contato ágil/permanente entre o grupo de crise do governo, e nós para que informações sejam passadas e ações coordenadas. Quem?
EUA (qual a base que usam para investigar?) RA vs cc Sw (direção fluxo? Delação dos envolvidos?) Reunião com mulheres?
Blindagem PJ CNO? Plano contingência financeiro (entender e se alinhar com UTC e OAS) Nos casos acima entender as demais empresas
Mauricio, Acho que deveríamos - até por dever de compliance, mas tb para termos esta prova de nossa diligencia perante eventualmente US e CGU, e ou outro uso no futuro – contratar um escritório de advogacia para preparar um amplo relatório encima de uma due diligence dos temas Petrobras e correlatos, incluindo: 1. Pgto Treviso/JC e sua devida justificativa 2. Pgto Sanko e sua devida justificativa 3. Relato sobre os contatos que tivemos com Y. e as devidas justificativas 4. Relato sobre nossos contatos/relações com PRC, e as devidas justificativas. Desde o CA Braskem, até os contatos havidos com ele já como consultor e que não resultaram em nenhum negócio 5. Todas as doações de eleitorais de todas as companhias da Organizaçao desde 2006, e quem as definia (ficará claro que as pessoas envolvidas no tema Petrobras da OEI não tem relação com as doações de campanha) reforçando meu argumento sobre nosso postura legitima de se posicionar “a priori”, para não ter que ceder - ai sim de modo ilegal - “a posteriori”.
Quanto antes começarmos e termos o resultado melhor.
Artigo: - Ponderei muito e com meus colegas antes de escrever - não questionar investigação, mas sim os métodos. - o instituto da delação foi feito para sob a perspectiva de uma condenação dar a opção de delação em busca de um alvo maior, mas não para que pessoas em série seja detidas, em tortura psicológica, e prisões temporárias e preventivas, sem condenação ou risco a sociedade, façam delação, eliminando o processo investigativo normal.  - conheço muito e são pessoas de bem, que poderiam depor e prestar todo esclarecimento em liberdade. - as empresas vem sua imagem expostas por vazamentos e denuncias seletivas, sem poderem ter acesso a toda info (siligosa) para se defender. - se houve cadê os que ganharam com isto pois certamente não foram as empresas pois ao contrário do imaginário comum, eh soh ver o frágil balanco/resultado das mesmas. Se o fazem são intermediários de alguém que ganha com isto. - a investigação com relação a políticos fica bloqueada e em suspense, enquanto os empresários são execrados,
 
MJ – SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL NO ESTADO DO PARANÁ DELEFIN/DRCOR/SR/DPF/PR
9
e com as delações direcionadas para não envolver políticos oque irá dificultar depois a devida apuração. Quando pelo interesse publico, é onde deveria haver até mais celeridade e transparência, dado que o impacto para o Pais de uma supeita sobre um Ministro ou congressista é muito maior do que de algumas empresas.
Um dos primeiros itens trata da “ação JES/JW?”, onde JES, pode ser referência a Jose Eduardo Senise ou a Jes Staley, do J.P.Morgan e JW é Jaques Wagner, contudo não houve avanço sobre o conteúdo do assunto.  
O segundo tema diz respeito a “MRF vs agenda BSB/Beto”, onde MRF se refere a Mauricio Roberto de Carvalho Ferro, apesar de constar também na agenda do telefone o nome de Marcelo Roberto de Carvalho Ferro, contudo aquele é o vicepresidente jurídico da Odebrecht.  
 
MJ – SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL NO ESTADO DO PARANÁ DELEFIN/DRCOR/SR/DPF/PR
10
Já Beto (BSB/Beto), pode se referir a Beto Ferreira Martins Vasconcelos, secretário nacional de justiça, inclusive, seus dados são de Brasília.  
Com relação ao tema “Notas Dida/PR/ações MRF. Agenda (Di e Be)”, onde Dida se refere a Aldemir Bendine, ex-presidente do Banco do Brasil e atual presidente da Petrobrás; PR é designação de Presidente, mas não identifica de qual entidade e MRF é Mauricio Roberto de Carvalho Ferro, sendo que as “ações MRF” são listadas pelo próprio Marcelo Odebrecht, quais sejam: “Toron (advogado) vc cartel”; “OAB” e “Rio vs multis”, para esta última não foram encontrados maiores detalhes.    
Para “Roth?” temos duas referências na lista de contatos do aparelho de Marcelo Odebrecht, quais sejam: Jurg Roth (cidadão com dupla nacionalidade, suíça e brasileira, economista) e Fernando Roth Schimidt (Secretário de Governo da Bahia).
   
Com relação a expressão “Minha cta Tau?” não foram encontradas outras referências que permitem uma melhor compreensão e individualização, somente a preocupação de Marcelo Odebrecht com a mesma, visto que ainda anotou a necessidade de “blindar Tau”.
A referência encontrada para a palavra Tau, é de que trata-se da última letra do alfabeto hebraico e é um símbolo franciscano.
Marcelo Odebrecht também faz menção a “Delação RA?”, aqui a sigla RA, tanto pode significar Rafael Ângulo, o qual já fez delação premiada, bem como pode identificar Rogério Araújo, diretor da Odebrecht, devendo a expressão ser interpretada,
 
MJ – SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL NO ESTADO DO PARANÁ DELEFIN/DRCOR/SR/DPF/PR
11
neste caso, como a indagação da existência ou não, nas várias delações premiadas, de material prejudicial a Rogério Araújo. Marcelo ainda elenca outros passos que devem ser tomados identificandoos como “ações B”, tido aqui como uma espécie de plano alternativo ao principal. Dentre tais ações estão “parar apuração interna”, “expor grandes”, “desbloqueio OOG” (Odebrecht Óleo e Gás), “blindar Tau” e “trabalhar para para/anular (dissidentes PF ...)”.
Chama a atenção esta última alternativa, cuja intenção explicita de Marcelo Odebrecht, conforme suas próprias palavras é para/anular a Operação Lava Jato, não cabendo aqui outra interpretação, uma vez que a operação está indicada pela sigla LJ como assunto destas anotações.
Indo além, temos a menção “dissidentes PF...”, uma referência clara a Polícia Federal, ou pelo menos a alguns de seus servidores, ora, ao que parece pela leitura do todo (anotações), Marcelo teria a intenção de usar os “dissidentes” para de alguma forma atrapalhar o andamento das investigações, e, se levarmos em consideração as matérias (grampo na cela, descoberta de escuta, vazamento de gás, dossiês) veiculadas nos vários meios de comunicação, nos últimos meses, que versam sobre uma possível crise dentro do Departamento de Polícia Federal, poder-se-ia, hipoteticamente, concluir que tal plano já estaria em andamento.
Interessante também a colocação de Marcelo sobre a ação judicial movida pela Engevix buscando a anulação das delações premiadas já realizadas no âmbito da Operação Lava Jato, para ele, caso a corte suprema positivasse a anulação pretendida, poder-se-ia “deflagar os planos de ações já concebidos, mas que precisam de tempo, e também do apoio do governo para terem sucesso.”
No tópico “Investigação Independente”, Marcelo faz menção as siglas GV, AJ e CR, respectivamente Gustavo Valverde, Adriano Juca e Cesar Rocha, os dois primeiros sob a perspectiva de que seria bom os mesmos estarem presentes na reunião, já quanto a Cesar Rocha, o foco seria a análise de seus e-mails.      
 
MJ – SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL NO ESTADO DO PARANÁ DELEFIN/DRCOR/SR/DPF/PR
12    
No tópico “Delação/fallback (RA)”, indica estar relacionado a Rogerio Araujo, sendo que as anotações de Marcelo informam que aquele “era amigo e orientado por eles pagou-se Feira de cta que eles mandaram”, não foi possível estabelecer o significado atribuído a Marcelo para a palavra feira, contudo, presume-se que esteja diretamente relacionada a distribuição de valores para pagamentos de contas estranhas a operação normal das atividades econômicas do grupo Odebrecht, tal assertiva se baseia em anotações datadas de 09/01/2013 (registrada sob o número 4923), onde Marcelo utilizada tal palavra vinculando-a ao número 40 e a Vaca (alusão a Vaccari).
Continuando, ainda relacionado a Rogerio Araújo, Marcelo ainda utiliza diversas siglas como PRC, EA, VH, JS, CMP, MG, as quais possivelmente se referem a Paulo Roberto Costa, Euzenando Azevedo (Odebrecht), Vitor Hallack (Camargo Correa), José Serra (Senador), Cesar Mata Pires (OAS) e Miguel Gradin.  
Identificação de Vitor Hallack (VH)  
 
MJ – SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL NO ESTADO DO PARANÁ DELEFIN/DRCOR/SR/DPF/PR
13
Identificação de Jose Serra (JS) o telefone da secretária (11) 3087.1450 está registrado em nome de Jose Serra, o endereço da Joaquim Antunes, possui telefone (11) 2157.2104 registrado em nome de Jose Serra.    
Identificação de Cesar Mata Pires (CMP)  
Identificação de Miguel Gradin (MG)  
Outro ponto interessante é a menção a uma “tática Noboa” para exposição de Marcelo, sendo que o risco avaliado é a prisão, tal tática está ligada as siglas MRF, DV, CDN e Nizan, respectivamente Mauricio Roberto de Carvalho Ferro, Daniel Villar, CDN Comunicação (grupo ABC de Nizan Guanaes) e Nizan Guanaes. Não foram encontradas definições no que consiste tal tática, contudo, para o nome Noboa, encontramos três ocorrências na agenda de contatos de Marcelo Odebrecht, a seguir: Antonio Noboa, Alvaro Noboa e Daniel Noboa (filho de Alvaro).  
 
MJ – SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL NO ESTADO DO PARANÁ DELEFIN/DRCOR/SR/DPF/PR
14
   
Ainda em relação a Rogerio Araujo, temos referência a Suíça (Swiss), precisamente a bancos com sede na Suíça (Pictet, PKB), no que diz respeito a conta no Pictec, Marcelo anota que precisa “declarar ctas já”.
Marcelo também anota um questionamento sobre o que teria contra Rogerio Araújo e Márcio Faria, indicando a interrogação do risco suíça e questionando algo dos EUA. A referência a Rogerio Araújo e conta corrente na Suíça é constante, indicando a preocupação de Marcelo com a mesma, como pode ser observado na anotação “RA vs cc Sw (direção fluxo? Delação dos envolvidos?)”
Adiante Marcelo utiliza a sigla FP – verificando as demais anotações constantes do aparelho em análise, verifica-se que tais letras são as iniciais de Fernando Pimentel (atual governador de Minas Gerais) – para escrever a enigmática frase “ela cai eu caio”.  
  Inclusive o endereço supracitado é o mesmo encontrado no cadastro de pessoa física (CPF) de Fernando Damata Pimentel.
Outro ponto polêmico na anotação 10048, se refere a questão urdida por Marcelo para que Marcio Faria e Rogério Araújo não movimentem nada e que serão reembolsados, bem como terão suas famílias asseguradas, pelo que se verifica, tratase de estratégia para que Marcio Faria e Rogerio Araújo não movimentem contas bancárias (remanescendo a dúvida se tais contas seriam nacionais ou não), que todos os gastos dos mesmos serão ressarcidos, bem como suas famílias não sofrerão desgastes financeiros.
 
MJ – SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL NO ESTADO DO PARANÁ DELEFIN/DRCOR/SR/DPF/PR
15
Temos ainda a clara intenção de Marcelo em proteger Marcio Faria e Rogério Araújo, quando este anota que é preciso “higienizar apetrechos MF e RA”, para evitar distorções no significado de tal expressão, temos que higienizar significa “tornar limpo ou higiênico”, e apetrecho condiz com “acessórios, ferramentas, instrumentos, etc”, desta forma a referida anotação traduz a ideia de que os apetrechos (a exemplos de telefones, tabletes, notebooks, pendrives, etc) sejam limpos, impedindo assim que em possível apreensão, tais apetrechos possam conter informações prejudiciais aos supracitados.
 Marcelo ainda anota que é preciso “vazar doação campanha”, mas não especifica sobre qual campanha, nem candidatos. Em outro ponto questiona um nome para ter contato “ágil/permanente” com o grupo de crise do governo, visando o repasse de informações, bem como a realização de “ações coordenadas”.  
Marcelo ainda anota as seguintes siglas: GA, FP, AM, MT, Lula e ECunha, acompanhadas de ponto de interrogação, contudo, sem relaciona-las diretamente a qualquer assunto. Tais siglas se referem possivelmente a Geraldo Alckmin, Fernando Damata Pimentel, Adriano Sá de Seixas Maia (diretor jurídico da Odebrecht Transport), Michel Miguel EliasTemer Lulia, Lula e Eduardo Cunha.
Identificação de Geraldo Alckimin (GA)  
Identificação de Adriano Maia (AM)  
Identificação de Michel Temer (MT), mesmo endereço consta em seu CPF.  
Marcelo ainda faz anotações dirigidas para Mauricio, possivelmente trata-se de Mauricio Ferro (MRF), onde fala de necessidade de contratar um escritório de advocacia para preparar relatório com base na due diligence dos temas Petrobras, incluindo:
1. Pgto Treviso/JC e sua devida justificativa 2. Pgto Sanko e sua devida justificativa 3. Relato sobre os contatos que tivemos com Y. e as devidas justificativas
 
MJ – SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL NO ESTADO DO PARANÁ DELEFIN/DRCOR/SR/DPF/PR
16
4. Relato sobre nossos contatos/relações com PRC, e as devidas justificativas. Desde o CA Braskem, até os contatos havidos com ele já como consultor e que não resultaram em nenhum negócio 5. Todas as doações de eleitorais de todas as companhias da Organizaçao desde 2006, e quem as definia (ficará claro que as pessoas envolvidas no tema Petrobras da OEI não tem relação com as doações de campanha) reforçando meu argumento sobre nosso postura legitima de se posicionar “a priori”, para não ter que ceder - ai sim de modo ilegal - “a posteriori”.
E por fim, Marcelo anota pontos que abordará em seu artigo, onde o mesmo pondera que conhece as pessoas envolvidas, que seriam pessoas “de bem” e poderiam prestar esclarecimentos em liberdade.
A anotação registrada sob o número 9970, não datada, desdobra-se em diversos temas, sobre os quais foram realizados breves comentários.
9970
Assunto: NS/MRF: Geração na OAI AV vs Falcão. Gs? Patrick? IOF cc Carta MGF? PRC ação cta Já (nota)? Gs vs Nancy/Juíza BA (ver nota mitigação riscos). JEC vs MGF? Vera ok? AJ vs PJ CNO? PRC/Suíça. PV? Total? MG vs Cuba? Risco US? Aprox STJ . Assistentes: Localização: Detalhes: Estas duas CIA’s continuam em andamento, lideradas por dois “xiitas” (Cel Arruda no Comperj e Gerson na Rnest), completamente soltos (pautados pela Midia) e com seguinte linha de pensamento: temos que encontrar “culpado” caso contrário vamos ser acusados de “incompetentes e/ou coniventes”! Daí vão sair dois Relatorios “quadrados” para o MPRJ e que certamente serão requisitados pelo MPF!
Nota PRC Ir estrangeiro (Ramon, Sonnenberg...) já é assumi ser diretor empresa Panamá e ficar movimentando cta (cartão, aplicacao...)
MITIGAÇÃO RISCO Gs Oque queremos de Noronha? CMF e MRF: JW vs mudar juiza? Processo CNJ contra Raul MD: deposito em conta do Safra sem remuneração com juros sendo colocados em outra conta NS/DV: no recebimento última das 5 parcelas deixar claro o compromisso do parceiro reembolsar a ODBINV em caso de diferença valos Gs. MD: Nota no balanço pela Price deixando claro este entendimento (que risco não eh da empresa mas dos acionistas Kieppe e parceiros) e que o FL protege. Ampliar e coordenar a relação política no Judiciario na Organização.
Categoria: Tarefas Lembrete: Prioridade: Desconhecido Status: Desconhecido Classe: Normal Repetir dia: Nenhuma Repetir regra: Nenhuma Repetir intervalo: 0 Repetir até:
Marcelo anota que as duas comissões de apuração internas (Cia) em andamento na Petrobrás estariam sob a responsabilidade de dois “xiitas” (utilizado aqui no sentido de radicalismo), que seriam o Cel. Arruda no Comperj e Gerson na Rnest, e que os mesmos estariam sendo guiados pela busca de culpados para se eximirem à própria responsabilidade.
 
MJ – SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL NO ESTADO DO PARANÁ DELEFIN/DRCOR/SR/DPF/PR
17
Temos ainda uma nota sobre “PRC/Suiça. PV?”, onde PRC é Paulo Roberto Costa e PV possivelmente se refere a Patrick Valiton, do Pictet & Cie Banquiers, com sede em Genebra/Suiça.  
Patrick Valiton mantém contato regular com Marcelo desde o ano de 2010, conforme se comprova com as informações retiradas do aparelho em análise, sendo exemplo as copiadas abaixo, observo, inclusive que uma destas reuniões (24/03/2014) ocorreu alguns dias após a deflagração da Operação Lava Jato (17/03/2014).      
 
MJ – SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL NO ESTADO DO PARANÁ DELEFIN/DRCOR/SR/DPF/PR
18
Logo após o tópico “Nota PRC”, há referência sobre a “ir estrangeiro”, acompanhados dos nomes Ramon e Sonnenberg (não sendo ainda possível suas individualizações por carência de dados), assumir ser diretor de empresa no Panamá e movimentar conta, neste caso especifico não há como informar se trata-se de empresa estranha ao grupo Odebrecht, visto que o grupo Odebrecht possui representação oficial no Panamá.
A anotação registrada sob o número 4923, com data de 09/2013, desdobrase em diversos temas, sobre os quais foram realizados breves comentários.
4923 Hora de início: 09/01/2013 02:00:00(UTC+0)
Assunto: GM: (11-98389-8141)? Pedido especifico blindagem JEC. Assistentes: Localização: Detalhes: Liberar p/Feira pois meu pessoal não fica sabendo. Deixar predios com Vaca Para Edinho visão da conta toda inclusive o gasto com Haddad MRF: dizer do risco cta suíça chegar campanha dela? E com Adams não abrir mão de receber faturas Brenco, pendências (compilado agenda GM) mostrando que estamos sendo esprimidos! Limite pos italia/Glosa/Indiciamento e Nafta. Financ PO vs custo. conta Gana. Prazo divida AGRO vs NM. Glosas Petrobras. Desoneração PPPs. Pacote pós Copa. Ingressos Itaquera. Financiamentos. CIDE. Ciencia sem fronteira? CID. Recursos BB p/GERJ. Torres. Medidas estruturais. 27/6 Ed: • avisar das glosas PB e curtos circuitos e preocupação como os compromissos abaixo • vamos avisar as pessoas e combinar o prazo (dificuldades de logística) • alinhamos que ele operaria e qd procurássemos direto mencionaríamos o nome dele • Compromissos de reunião : Feira (5+5/7), Euripes Junior/PROS (5/7), Lupi (2/7), Marcos Pereira/PRB (5/7), Fabio Tokassky/PCdoB (3+4/7): total participantes 20 + 9 • CANCELADO: PR/Antonio Rodrigues (17/7), PP/Ciro (10/7) e PSD/GK (10/7) + MT
40 para vaca (parte para Feira) Lucro Ext. Supervia. Prosub? Esposa. . Nome Receita (NM?). CID. Prosub LC Angola. Nafta. Creditos PIS/COFINS Agro. CIDE. Fin
Outorga. Levar agenda provisoes 2014. DGIs predios. Estre. PL Project Finance Creditos Eletro IPI clientes Braskem CIDE: com Marcio Aero: Meet 6ª com Hereda Torres: ok Project Finance: meet 6ª
Receita: Nota sobre demais temas IR Exterior (meet Gerdau e Itau) Nome receita Gasolina: ainda nao  

Nenhum comentário: