Brasil

Brasil
Brasil

11 de abr. de 2009

Funeral coletivo das vítimas do terremoto emociona

Funeral coletivo das vítimas do terremoto emociona Itália Em L’Áquila, a cidade que virou um símbolo da tragédia italiana, os trabalhos de resgate não param. As buscas vão atravessar o fim de semana.
ILZE SCAMPARINI Roma Tamanho da letraA- A+
Na Itália, a sexta-feira é de luto e de dor. Duas cerimônias marcam a despedida dos cerca de 300 mortos no terremoto devastador de Abruzzo: uma missa campal e um funeral de estado. O Vaticano deu uma permissão especial para a celebração da missa, porque a Sexta-Feira Santa é o único dia em que não há celebração eucarística.

Leia mais notícias sobre Mundo no G1
Quem está nos locais atingidos para resgatar vítimas ainda têm esperanças de encontrá-las com vida. Os bombeiros e voluntários usam cães adestrados e equipamentos que permitem captar até os sons mais fracos. As buscas vão atravessar o fim de semana. Cerca de 20 pessoas ainda estão desaparecidas.

saiba mais Terremoto na Itália é uma das imagens que marcaram a semana --------------------------------------------------------------------------------Os milhares de desabrigados estão vivendo, há cinco dias, em tendas improvisadas. Uma vida precária, em que, para alguns, falta cobertor e até comida. Hotéis da Costa do Adriático também estão servindo de abrigo. Mais de mil sobreviventes ocupam os 40 hotéis da região. Além da falta de um teto, os sobreviventes enfrentam os abalos sísmicos que não param e que começam a atingir a região ao norte de L’Áquila, criando um novo pânico.
O governo anunciou medidas para ajudar os desabrigados. Suspendeu o pagamento da prestação da casa própria e das contas de luz e de gás. Também vai distribuir para cada família € 400 por mês, cerca de R$ 1,2 mil.
Muita tristeza hoje no dia do adeus. Os funerais estão sendo realizados em uma base militar de L'áquila. A missa em homenagem às vítimas é celebrada pelo arcebispo de L'áquila , um representante do Papa Bento 16 e por sacerdotes da cidade.
O presidente da Itália, Giorgio Napolitano, e o primeiro-ministro, Silvio Berlusconi, compareceram à cerimônia na praça em frente à escola de polícia, nos arredores da cidade arrasada.
Toda Itália está muito abalada com a tragédia de Abruzzo. Nesta sexta-feira, durante os funerais, em Roma, todas as lojas fecharam as portas em respeito às vítimas.
Foram 20 minutos de serenidade e até simpatia com os repórteres. Adriano quer paz, sossego e férias. Só não disse exatamente o que tanto incomoda na Itália.Foram 20 minutos de serenidade e até simpatia com os repórteres. Adriano quer paz, sossego e férias. Só não disse exatamente o que tanto incomoda na Itália.
Jornal bom dia brasil

Nenhum comentário: