Brasil

Brasil
Brasil

31 de dez. de 2008

Um manual prático pra atrair boa sorte em 2009

Atire o mouse quem nunca comeu uma lentilha, pulou uma ondinha, ou vestiu trajes brancos na véspera do ano novo. Mais tradicional que a corrida de São Silvestre, é preparar a ceia e os rituais que antecedem a queima de fogos do ano novo.
Veja agora todos os preparativos. Da ceia à calcinha. Pra não deixar a sorte escapar!
Ceia

Lentilhas
Quem quer atrair riqueza, não pode dispensar um belo prato do grão. Ana Maria Braga ensina que todo ano tira os pés do chão para comê-la. vale subir numa árvore, numa mesa, ou ficar em algum lugar mais alto "Eu sempre fiz isso e sempre deu certo", diz a aPorco
Simboliza a prosperidade. Assim como o porco, o carneiro, ganso e leitão podem trazer fartura. O carneiro simboliza a primavera e traz consigo a idéia de reinicio da vida. Muitas pessoas consumem sua carne para terem vitalidade e alcançarem sonhos e objetivos.
Peixe
Ele vive na água, nada pra frente e produz grande número de ovas. Por isso traz idéia de prosperidade, purificação e abundância. Em alguns países, como a Rússia, as escamas maiores e mais bonitas são dadas aos amigos e familiares para trazer sorte.

Não consumir aves
Peru, galinha siri, caranguejo e qualquer ave que cisque para trás não pode ser consumida. A lenda é que a vida da pessoa também andaria para trás quando ingerisse estes alimentos na ceia de ano novo

Frutas com caroço

Romã, uva e maçã são as mais simbólicas e preferidas na mesa de ano novo.
Para atrair dinheiro, é bom guardar sete sementes de romã na carteira.
Uva: para os portugueses, comer 3, 7 ou a quantidade correspondente ao seu número de sorte garante prosperidade e fartura de alimentos. Para garantir também dinheiro, guarde as sementes na carteira ou na bolsa, até a troca do próximo Ano-Novo.
Nozes e Castanhas: estas, trazidas para cá pelos imigrantes de origem árabe, são recomendadas para garantir fartura. (CRUZ, 89)
Arroz
O alimento deve estar presente na ceia. Ele simboliza riqueza, abundância e fertilidade.
Roupas

Pelo menos a roupa íntima deve ser nova. A cor da calcinha geralmente trará o tipo de sorte que a pessoa deseja: para quem quer amor, o indicado são as lingeries vermelhas ou rosas. Quem quer dinheiro, o amarelo é o mais indicado. Para ter saúde, o verde, e para atrair prosperidade.
Cada país tem sua crença e cultura em relação a este item. Enquanto no Brasil, que é um país tropical, e nos encontramos em pleno verão dia 31 de dezembro, costuma-se usar trajes brancos e pouca roupa, em lugares como a Espanha, o único item obrigatório é a roupa íntima vermelha. Homens e mulheres chegam a esgotar os estoques das peças à venda em lojas especializadas.

O branco

O branco simboliza a paz, o início, a pureza. Por isso usa-se branco na virada do ano. Há quem diga que seja para iluminar

O branco é indiscutivelmente a cor divina, da paz. Para os budistas, representa o auto-domínio, e na mitologia grega, o Deus Pã -início da vida. Sempre ligada à idéia de pureza e integridade, o branco é usado no Ano Novo para "iluminar" os caminhos, tornar as coisas mais fáceis e atrair paz.
Banhos de mar e champagne

No último dia do ano, os letos vão para a sauna, num ritual que simula uma limpeza para o ano novo. Na Rússia, e em muitos países da Europa, onde faz frio nesta época do ano, homens tomam vodca e pulam em lagos quase congelados. Nus.
Aqui no Brasil, onde faz um calor escaldante no verão, entrar no mar à meia noite não é nenhum sacrifício. Após a queima de fogos, é quase uma tradição entrar no mar e pular as sete ondinhas, fazendo um desejo em cada uma delas.

Quem opta pelo banho de champagne geralmente o faz com rosas vermelhas para atrair um novo amor.

Na Bahia, assim como em muitas cidades do litoral, costuma-se jogar flores, perfumes e colares para Yemanjá.

O Banho de sal grosso ou de rosas brancas (do pescoço para baixo) no último dia do ano também afasta as energias negativas, de acordo com as crenças.
Velas

Acender velas é um hábito antigo que se perpetua até hoje. Muitos o fazem para iluminar os caminhos e fazer pedidos de ano novo
Elas também isolam as casas das energias negativas.


Dinheiro

Muitos colocam uma nota de dinheiro dentro do sapato já que os orientais dizem que a energia entra no nosso corpo pelos pés.

Lençois

Quem está começando a vida de casado deve apostar em lençois novos na primeira noite do ano.
Feng Shui
A limpeza da casa deve ser feita antes que chegue o último dia do ano. E nada de deixar coisas quebradas pelos cantos. Deve-se lavar os batentes da casa com sal grosso e borrifar água benta nos quatro cantos da casa. Lâmpadas queimadas também devem ser evitadas

Mandalas

Fazer uma roda da fortuna pode atrair prosperidade. Pode ser num pedaço de cartolina mesmo. Recorte-a como se fosse um círculo e cole figuras que representam suas metas para 2009.

Aromaterapia

Para carreira: hortelã-pimenta
Para espiritualidade: limão
Para saúde: Eucalipto
Para prosperidade: tangerina
Para sucesso: baunilha
Para amor: ylang ylang
Para harmonia no lar: lavanda

mais dicas

Não é bom passar o Ano Novo com os bolsos vazios.

Comer doze uvas verdes, à meia-noite do Ano Novo, para ter dinheiro em todos os meses do ano, também é bom.

Guardar em lugar seguro, para ninguém achar, a tampa da garrafa de "champangne" usada na festa de Ano Novo, que tenha feito muito barulho, chama dinheiro.

Defumar a casa, no fim do Ano e véspera do Ano Novo, com um defumador feito com carvão, xerém e açúcar, além de chamar a sorte e dinheiro, tira, também, o azar do ano velho.

No dia de Reis (6 de janeiro), colocar três caroços de romã dentro da carteira, para ter dinheiro durante o Ano Novo.
Fonte: Ana Maria Braga

Nenhum comentário: