Brasil

Brasil
Brasil

26 de dez. de 2008

Siciliano é parabenizada pelas obras de Agassiz Almeida

Parabéns à Siciliano
Antônio Noberto

Li, neste jornal Correio da Paraíba, a iniciativa da livraria Siciliano/Saraiva visando despertar o hábito da leitura no seio da população, fato de grande alcance cultural.
Parabéns à Siciliano, numa fase em que o país perde dia a dia a capacidade de ler, de pensar e de estudar. È vergonhoso, segundo levantamento realizado pelo Unesco acerca do índice de aproveitamento escolar no mundo, o Brasil está situado com um dos piores índices , abaixo da Bolívia, Peru, e Venezuela. Este fato não é surpresa, em face de como a educação no país é tratada. Vejamos. Quais os investimentos são direcionados à educação? Mesmo debaixo de pesada crise nas áreas da educação e da saúde, os dirigentes dos poderes públicos investem milhões e milhões em obras faraônicas, como a que estão sendo realizadas com a construção da sede do Superior Tribunal Eleitoral, em Brasília, com gastos acima de 300 milhões de reais. O investimento pela Assembléia Legislativa da Paraíba na construção de sua sede no Altiplano, alcançando patamar projetado de enormes despesas.
Apontamos apenas estas obras, pequena ponta de um enorme iceberg que vem asfixiando o desenvolvimento nos setores básicos do país, educação e saúde.
Há de se destacar na iniciativa da livraria Siciliano/Saraiva o louvável aspecto de direcionar a leitura para livros de ensaios, como A República das Elites e A Ditadura dos generais, do escritor Agassiz Almeida, obras que estudam a fundo a ideologia das elites no país e o militarismo que irrompeu na América Latina, na segunda metade do século XX.
Segundo a critica de estudiosos, nenhum escritor brasileiro analisou com maior profundidade estes temas como Agassiz Almeida.
De acordo com a visão do professor João Luiz Fonseca, com doutorado em Paris, a obra A República das elites é um estudo profundo acerca do egoísmo das elites do país, desde a colonização portuguesa até os dias atuais. Lendo-a, podemos aquilatar o grau de oportunismo e corrupção das classes dominantes no Brasil.
Constrange-nos assistir o quadro de tragédia da educação brasileira, que leva à formação de profissionais incompetentes, pelo que podemos deduzir quando precisamos de serviços em quaisquer áreas. È triste, e ao mesmo tempo preocupante.
No amanhã, o que esperam os nossos filhos e netos com este cenário atual de completo descaso com o estudo e a cultura, por parte da sociedade e do poderes públicos.
Parabéns à Siciliano! Esta louvável iniciativa deve ser de toda a sociedade, das entidades sindicais, igrejas, poderes públicos etc.
Um povo está condenado ao atraso quando não sabe ler e nem pensar.
Fonte:Correio da Paraiba

Nenhum comentário: