Brasil

Brasil
Brasil

22 de jun. de 2008

Presença do Nordeste na ABL

Potencial literário da região justifica candidaturas à vaga da escritora Zélia Gattai
Toma corpo a partir dos meios intelectuais do Nordeste um movimento visando uma maior integração e participação da região no cenário literário do país, através da indicação de nomes para a Academia Brasileira de Letras (ABL). Com o recente falecimento da escritora Zélia Gattai, alguns setores acadêmicos se movimentam para junto a editoras que publicaram obras de escritores nordestinos com repercussão nacional, indicarem os nomes desses autores a fim de ocupar a cadeira fundada por Machado de Assis.
Quatro nomes se destacam para ocuparem essa vaga: Ronaldo Cunha Lima e Marcos Accioly - na poesia -, Agassiz Almeida, no ensaio e Paulo Bonavides, nas letras jurídicas.
A respeito desse movimento, os presidentes das Academias de Letras do Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba ratificaram a importância da continuidade de uma tradição marcada pela presença de expressões como Graciliano Ramos, Gilberto Freyre, Jorge Amado, José Lins do Rego, Celso Furtado e Ariano Suassuna.
Revelado recentemente com duas obras de repercussão nacional, o nome do escritor paraibano Agassiz Almeida é um dos que têm recebido atenção. "Agassiz Almeida é um nome de tradição política que se revelou um grande nome da literatura", salientou o presidente da Academia Paraibana de Letras, Juarez Farias, lembrando os livros "A República das Elites" (Bertrand Brasil, 2004) - obra que recebeu crítica favorável de José Saramago - e "A Ditadura dos Generais" (Bertrand Brasil, 2007), que está entre os livros de ensaio mais vendidos no mercado editorial brasileiro.
Juntamente com Agassiz Almeida, o presidente da Academia Norte-Riograndense de Letras, Diógenes Cunha Lima, destaca a contribuição que o poeta Ronaldo Cunha Lima também poderia oferecer à instituição: "Acho que eles honram a literatura brasileira. São talentos extraordinários e é a Academia que vai ser beneficiada com a presença deles", salientou. Ronaldo Cunha Lima já foi indicado na eleição para a vaga deixada por Celso Furtado, no ano passado. "Grandes vultos tem presenteado a ABL e esses certamente dariam continuidade a essa tradição", salientou Diógenes.
Também indicado em disputa recente na ABL, um dos nomes citados é o jurista cearense Paulo Bonavides, conforme ratificou Juarez Farias, da APL: "É um dos juristas mais respeitados do país, e certamente é um forte representante da região".
Outro nome lembrado é o do poeta pernambucano Marcos Accioly, premiado internacionalmente com o livro "Latinoamérica" (2001), poema épico sobre a América Latina. "É uma escolha feliz", frisou o presidente da Academia Pernambucana de Letras, Waldênio Porto. Ele acrescentou que esses autores têm méritos equivalentes e preenchem plenamente os critérios necessários para representar a região na ABL.
Ao rememorar a história, citando alguns célebres representantes nordestinos na literatura brasileira, como o cearense José de Alencar (um dos patronos da ABL) e Raquel de Queiroz (primeira mulher a ingressar na ABL), o presidente da Academia Cearense de Letras, José Murilo Martins, acredita que "a escolha deve ser feita entre os melhores do Brasil", mas também "gostaria que a região tivesse maior participação" na entidade.
A sugestão em torno de um nome nordestino para ocupar uma vaga na ABL ocorre após o desaparecimento, nesta década, de alguns prestigiados representantes da região, como Raquel de Queiroz, Celso Furtado, Jorge Amado e agora, Zélia Gattai. Com isso verificou-se também uma redução do número de imortais nordestinos, haja vista que boa parte dos novos eleitos são do eixo Sul-Sudeste.
SAIBA MAIS
O Nordeste é berço da maioria dos mais importantes escritores brasileiros. Nasceram na região, entre outros, José de Alencar, Graciliano Ramos, Raquel de Queiroz, João Cabral de Melo Neto, Jorge Amado, Ferreira Gullar, Gilberto Freyre, José Lins do Rego, Manuel Bandeira, Augusto dos Anjos, José Américo de Almeida e Ariano Suassuna. Embora famoso como economista, o paraibano Celso Furtado pertenceu à ABL.
O NORTE, João Pessoa-PB

Nenhum comentário: