Brasil

Brasil
Brasil

23 de mai de 2008

Missão em Marte

Click no título e assista o vídeo
Reportagem: Jorge Pontual (Nova York)

A Nasa, agência espacial norte-americana, enviou uma nova missão a Marte. A sonda Fênix foi lançada em agosto de 2007 e chega a Marte no próximo domingo (25). É a primeira de uma nova linha de sondas pequenas e de baixo custo para explorar o Planeta Vermelho, um projeto de universidades dos Estados Unidos, do Canadá e de mais quatro países europeus.
A sonda vai funcionar durante 90 dias, enviando dados sobre a composição do gelo no Pólo Norte de Marte. O objetivo é procurar sinais de vida. A Nasa tem duas sondas-robôs explorando Marte há quatro anos, em regiões arenosas do planeta.
Se tudo der certo, esta será a primeira sonda a examinar a água congelada nos pólos de Marte. Na tentativa anterior, há nove anos, a Nasa perdeu o contato com uma nave que pousaria no Pólo Sul. Depois da Fênix, mais duas sondas serão enviadas a Marte, em 2013 e em 2018. A tentativa de mandar astronautas a Marte está prevista pela Nasa para 2037.A sonda Fênix leva um aparelho de DVD contendo uma vasta biblioteca de filmes e livros sobre Marte e uma mensagem de paz aos marcianos, assinada por 250 mil terráqueos. Mas se há seres vivos em Marte, não devem passar de simples bactérias. Vai ser difícil achar alguém para receber a mensagem
Fonte: Jornal Bom Dia Brasil, Rede Globo

Nenhum comentário: