Brasil

Brasil
Brasil

5 de nov. de 2007

Mais um acidente de avião.

Jornal Bom Dia Brasil
Rede Globo

Aviões que não conseguem aterrissar; helicópteros que caem; ora problemas na pista; ora nos equipamentos; e, às vezes, falha humana – os acidentes aéreos se sucedem. No domingo (4), mais uma tragédia: um avião que decolou do Aeroporto Campo de Marte, em São Paulo, caiu e matou oito pessoas.
Todas as vítimas já foram identificadas. Além do piloto e co-piloto do jatinho, morreram seis pessoas que estavam na casa que foram pelo avião. Outras três casas ficaram muito abaladas. O acidente aconteceu no bairro residencial da Casa Verde, na Zona Norte de São Paulo. A imagem do alto é impressionante.
O espaço que era ocupado por uma das casas agora virou um terreno baldio. A destruição foi completa. Uma casa que fica ao lado da que foi totalmente destruída teve o telhado abalado, está comprometida e vai ter que ser demolida. Outras duas ainda estão interditadas pela Defesa Civil e podem vir a ser liberadas depois de uma nova perícia.
Para que se entenda melhor o acidente, a aeronave caiu em uma área residencial. O Aeroporto Campo de Marte fica em uma linha reta do local, a 400 metros. Quando foi construído, em 1920, não havia toda essa quantidade de casas. O aeroporto é utilizado apenas para aeronaves menores e helicópteros e é considerado o quarto maior do país em movimento de decolagens e aterrissagens.
Segundo a empresa responsável pela aeronave, a Reali Táxi Aéreo, o Learjet seguia para o Rio de Janeiro dentro dos padrões normais de operação. A aeronave passou pela inspeção anual, pela empresa credenciada. A empresa informou ainda que está dando assistência às famílias – todos os parentes das vítimas estão sendo acomodados em hotéis da cidade.
No Instituto Médico-Legal de São Paulo, para onde foram levados os corpos, o trabalho de identificação só terminou de madrugada. Segundo o diretor-técnico do IML, todos os oito corpos já foram identificados.
São eles: Lina Oliveira Fernandes, 75 anos; o filho dela, Aires Fernandes; de 54 anos; a mulher dele, Rosa Lima, também de 54 anos; a filha deles, Ana Maria Lima Fernandes, de 21 anos; o companheiro dela, Lucas de Souza Só Junior, de 20 anos; e o filho do casal, o bebê Luan Vitor, de apenas 10 meses.
Também foram identificados os corpos do piloto Paulo Roberto Montezuma Firmino, de 39 anos, e o co-piloto Alberto Soares Junior, de 24 anos. O acidente que deixou oito vítimas aconteceu no domingo, pouco depois das 14h.
As primeiras imagens da tragédia, gravadas por um cinegrafista amador, mostram o momento seguinte à queda do avião. O Learjet modelo 35, com capacidade para oito passageiros, decolou do Aeroporto Campo de Marte, na Zona Norte de São Paulo, com destino ao Rio de Janeiro.
A bordo, estavam piloto e co-piloto. O avião fez uma curva à direita, perdeu altura e caiu em cima de quatro casas, a menos de um quilometro da cabeceira da pista.
“O corpo do avião praticamente foi totalmente destruído. Sobrou só uma parte da fuselagem e a parte da cauda do avião. Essa foi uma explosão sentida por toda a região e foi vista em alguns quilômetros de distância. Algumas viaturas da Polícia Militar ouviram o som e viram a fumaça da explosão, que formou um cogumelo”, contou o tenente-coronel Sérgio Payão, comandante da Polícia Militar.
Mais de 20 unidades do Corpo de Bombeiros foram deslocadas para o local. Ainda havia focos de incêndio e muita fumaça quando os bombeiros começaram a revirar os escombros em busca de sobreviventes.
Só no começo da noite de domingo (4), depois de quatro horas de trabalho, o Corpo de Bombeiros divulgou o balanço da tragédia: oito mortos, entre eles um bebê de 10 meses. Três pessoas foram levadas para hospitais da região.

Nenhum comentário: